Escalada

6 tipos de rochas e exemplos de locais

Os tipos de rochas para você conhecer as diferenças na escala e exemplos de locais onde encontra-las
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Existem inúmeros tipos de rochas existentes ao nosso redor e nós como praticantes de esportes outdoor nos deparamos com frequência com diferentes características, continue lendo este post para conhecer os diferentes tipos de rochas que você irá se deparar em algum momento.

Na prática outdoor, o “diferentes tipos de rocha” é um assunto muito comum de ser ouvido principalmente entre escaladores, pois usufruem como ninguém destas superfícies rochosas, geralmente as opiniões se dividem entre as pessoas que preferem rochas mais abrasivas, aderentes, acidentadas, com diferentes durezas, menos cortantes, com agarras mais marcadas ou que exijam mais delicadeza e concentração na escalada.

Mas uma coisa é fato, a escalada em rocha fornece aos escaladores excelentes oportunidades do contato íntimo com esta superfície terrestre e acaba sendo inevitável que você se se familiarize mais com um tipo de rocha do que com outro, porém é interessante você conhecer pelo menos um pouco da diferença entre elas.

Veja abaixo os diferentes tipos de rocha no Brasil e no mundo, selecionei 6 tipos que você pode se deparar mais comumente nas diferentes superfícies cotidianas e em suas paisagens acidentadas, incluindo montanhas, planaltos, penhascos, torres, montes e etc.

Pico das Prateleiras (Itatiaia)

Tipos de rochas na escalada

Diferente de geólogos que estão focados em entender os tipos de rochas, estudando sua composição mineral a fundo, considerando os tipos de rochas magmáticas, ou os tipos de rochas sedimentares, rochas metamórficas e por aí vai, nos montanhistas e escaladores estamos preocupados primeiramente com as propriedades das rochas que interferem em nossa modalidade e desempenho.

Preocupação que inclui por exemplo, o formato em que as rochas fornecem ponto de apoio, a dureza das mesmas e a aderência, que por sua vez podem interferir em diferentes estilos e tipos de escalada.

Não teremos uma abordagem técnica nesta publicação, este tema você pode verificar com um geólogo, vou abordar aqui apenas alguns pontos de diferenciação que podem ser curiosos para grande parte dos praticantes de esportes outdoor.

Granito

O famoso Granito é um tipo de rocha ígnea, significa basicamente que é uma rocha formada quando o magma líquido resfria e endurece a superfície abaixo do solo, o mais lento resfriamento favorece a formação dos famosos cristais, muito amado pelos escaladores de granito.

A velocidade do resfriamento acaba por sua vez interferindo na ótima aderência desta rocha, gerando uma textura com cristais as vezes maiores e outras vezes muito pequenos.

A rocha Granito é realmente muito resistente a erosões, de modo geral muito dura e “grosseira”, esta dureza faz com que o granito forme grandes estruturas maciças, que são desgastadas com o tempo em montanhas e penhascos.

Escalada em Granito – Salinas/RJ (Foto: Ricardo Andrioli)

Exemplos de áreas de Escalada no Granito

Uma das mais famosas áreas de escalada norte americana, é em rocha Granito, o famoso Yosemite Valley. No Rio de Janeiro é muito comum a escalada no granito, assim como em São Bento do Sapucaí – São Paulo, no Marumbi e Anhangava (local ideal para iniciantes em granito) no Paraná, percorrendo ainda até a Paraíba na Pedra da Boca.

Arenito

Arenito é uma rocha sedimentar, assim como quase 75% de toda a superfície do nosso planeta, esta rocha envolve uma grande variedade de características. Basicamente, ela se forma com a degradação de outras partículas rochosas que são depositadas pela água ou vento na superfície terrestre, que por sua vez são comprimidas pelo peso sobreposto, “cimentada” pela água que corre vagarosamente através de suas partículas, soltando minerais que favorecem o endurecimento ao longo do tempo.

A rocha Arenito está por toda parte, como os encontrados em desertos, quando foi depositado por dunas de areia, podem ser encontrados quando depositados através de rios, ao longo de praias recuadas e também pântanos.

Podemos dizer que o tipo de rocha arenito é sim, mais frágil e em muitas vezes macio, este tipo de rocha ainda forma belas fraturas verticais com fragmentos excelentes para escaladores, porém com bem menos aderência em comparação a rocha Granito.

Escalador Hugo Cestari – Peralzinho – Paraná

Exemplos de Escalada no Arenito

Realmente o arenito pode ser encontrado em inúmeros lugares pelo Brasil, a rocha pode ser vista em muita qualidade e com características bem presentes na cidade de São Luis do Purunã no Paraná próximo a Curitiba, no Morro do Carmo em Santa Maria/RS ou até no famoso Spider Rock, com seu belo arenito em cor avermelhada, encontrado no Canyon de Chelly, lá no Parque Nacional do Arizona – EUA.

Setor de escalada em Arenito, próximo a Mauá da Serra, 298km de Curitiba/PR

Calcário

Cristiano Serafin na Serra do Cipó

Continuando a falar do tipo de rocha sedimentar, o Calcário esta incluso neste grupo, porém forma-se de forma diferente da rocha anterior, estas são formadas em antigos recifes de coral e de fragmentos de organismos vivos, são bem porosas, “macias” e consequentemente em muitos casos passível de erosão.

Provém então, um formato característico, que propicia uma experiência na escalada com variações de tipos de agarras, formando falésias salientes, lindas para uma escalada vertical e esportiva.

Tipos de Escalada no Calcário

Um famoso local e chamado de paraíso do Calcário fica no setor de escalada de Arcos em Minas Gerais, ainda em Minas Gerais encontramos a Serra do Cipó e a Lapinha e ainda o Shelf Road e o American Fork Canyon nos Estados Unidos.

Basalto

Voltando para a rocha ígnea, como vimos na rocha Granito, o Basalto é outra rocha muito encontrada na superfície de nosso planeta, porém abundante no fundo dos oceanos, já os cristais nesta formação são de granulação muito fina e é considerada uma rocha extremamente resistente e dura.

Entre os praticantes dos esportes ao ar livre, o basalto é conhecido por ser bem liso, diferente da rocha ígnea granito, aqui a formação contém pouca aderência. Alguns escaladores consideram a leitura das vias mais fáceis nessa formação, considerando que pode-se visualizar tranquilamente as agarras pelas quais seguir.

Escalada nos Basaltos da Armênia – Foto: Gabe Rogel

Exemplos de escalada no Basalto

No Rio Grande do Sul existe diversos locais para a escalada em rocha no basalto, por exemplo em Caxias do Sul na Gruta da 3 légua e na Santa Justina, seguindo mais para o litoral gaúcho, em Torres também é possível encontrar opções de Basalto, ainda pela América do Sul, mais especificamente no Chile, a escalada deste tipo de rocha fica no Valle de los Cóndores.

Quartzito

O Quartzito é um tipo de rocha metamórfica, composta pelo conhecido Quartzo (um dos minerais mais encontrados na terra), sua origem está atrelada com processos de metamorfose em muitos casos ocorridos pelas rochas sedimentares. Podendo-se dizer que a rocha Arenito, muitas vezes se transforma no quartzito.

É mais uma rocha com característica lisa e lajes bem sólidas, principalmente para a prática de escalada este tipo de característica pode ser instável para posicionamento, uma rocha mais uma vez sem aderência para as sapatilhas.

Carolina do Norte – EUA – Foto: Bryan Miller

Algumas de áreas de Escalada em Rocha Quartzito

Em Minas Gerais, um tradicional local para boulder em Quartzito está em Conceição do Mato Dentro, ainda em Minas Gerais, em São João del Rei na Serra do Lenheiro também é possível encontrar belas linhas para escalar. Em São Paulo este tipo de rocha é famoso para escalada no Pico do Jaraguá. Outro belo exemplo deste tipo de rocha para escalada fica em São Thomé das Letras com inúmeros boulder e diversas vias.

Conglomerado

Foto: Roniel Fonseca – Escalador: Rafael Artico – Corupá/SC

O tipo de rocha Conglomerado tem suas características bem peculiares, é uma rocha sedimentar, granulada, formada por fragmentos de outras rochas já existentes e arredondados, unidas e consolidadas por um tipo de cimento material natural.

Falando com percepção de escalador, o conglomerado mais parece que foi a união de pedregulhos com o auxilio de uma argamassa de cascalho.

Exemplos de áreas para Escalada em Conglomerado

O Conglomerado é mais um tipo de rocha que fornece uma escalada incrível, pode se encontrado por exemplo da Chapada da Diamantina na Bahia, até Corupá em Santa Catarina. Corupá por sua vez usa do Conglomerado para favorecer vias explosivas e também linhas severas e atléticas. Este tipo de rocha também pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Caçapava do Sul, aproximadamente 260km da capital Porto Alegre.

Tipos de rocha resumo

Selecionei seis tipos de rochas que agradam de formas diferentes praticantes de esportes ao ar livre, mais especificamente escaladores, devido seu íntimo grau de relacionamento com as rochas.

Seja a rocha um Conglomerado, Arenito, Granito, Quartzito, Basalto ou Calcário, é interessante conhecer e apreciar cada uma delas, aprimorando seu desempenho na escalada e se adequando a cada superfície sem distinções, claro, sempre respeitando a parede.

A natureza rochosa fornece um mar de possibilidades e variações! Se você tiver algum outro tipo de rocha a agregar, ou alguma outra área de escalada nestes tipos de rocha, compartilhe a informação aqui nos comentários.

Foto de capa: Gabe Rogel

Escreva um comentário