Se você está com uma cuia nova em mãos, pode estar se fazendo três perguntas: O que é curar uma cuia? Eu realmente preciso curar a cuia de chimarrão? Como curar a cuia nova?
Responderemos aqui estas três perguntas:
O que é curar a cuia?
Uma resposta simples e objetiva: curar a cuia ou curtir a cuia é o processo de tirar o gosto e o amargor natural de uma cuia ainda sem uso, além de auxiliar no processo de fortificar seus poros, seja ela de Porongo ou madeira.
Basicamente curar a cuia evita que o sabor do seu mate mude nos primeiros usos.
A gajeta ChimaRocks por exemplo, ela é um Porongo natural, orgânico e sem tratamento químico. É possível sim que nos primeiros mates a cuia nova ainda tenha seu gosto característico.
E pra você que não sabia, o Porongo é um fruto, também conhecido como Cabaça.
É realmente preciso curar a cuia?
Sendo bem prático, curar a cuia antes de usar não é extremamente fundamental, muita gente cura a cuia usando, o processo de curtir a cuia segue o mesmo princípio de utiliza-la.
Porém como citamos mais acima, curar a cuia irá auxiliar no processo de tirar o sabor natural do Porongo e deixar sua cuia com o máximo sabor da erva-mate.
Você pode perceber, com o uso prolongado sua cuia irá pegar a cor e o sabor da sua erva favorita.
Como curar cuia de chimarrão
Curar sua cuia nova de chimarrão é um processo bem simples, na internet você irá encontrar uma infinidade de sugestões, já que cada local tem seus costumes, cabe você escolher a que se sente melhor em fazer, aqui deixaremos uma sugestão bem prática.
Podemos curar a cuia simplesmente com água e erva-mate, conforme passo a passo abaixo:
- Se você acabou de comprar a cuia e ela está “zerada”, a primeira coisa que você deve fazer é lavar por dentro e por fora para tirar uma possível poeira, nada mais normal até aqui. Lave apenas com água corrente e esfregue com os dedos mesmo.
- Agora as paredes da sua cuia estão bem húmidas, chegou a hora de colocar a erva-mate, uma colher cheia de erva é o suficiente neste primeiro momento. Movimente sua cuia para que todo o mate grude nas paredes internas (é como “untar” uma forma, rs).
- Após algumas horas, a cuia irá secar, então repita este processo por mais algumas vezes sempre que a erva secar, para manter a parede da cuia húmida e com erva-mate.
- Se preferir, você também pode encher de erva-mate até a boca e completar com água, assim não se preocupa em ficar repetindo aquele processo varias vezes.
- Em ambas as opções deixar a cuia descansando por 24hrs é o suficiente. A água utilizada pode ser na temperatura ambiente ou quente, mas nunca fervida.
Depois de ter feito estas etapas, é só descartar a erva-mate e limpar a cuia com água corrente, sem esfregar, sem utilizar esponja e sem utilizar qualquer produto de limpeza.
Deixe secar na horizontal, na sombra, em um espaço arejado, nunca de boca pra baixo, para que o ar sempre circule dentro dela.
Pronto, bora fazer o chimarrão 🙂
Se você quer saber como preparar um chimarrão pura folha na gajeta, é só acessar este link!
2 Comments
Por que a água para curar nunca pode ser fervida? Gostaria de uma explicação técnica para isso. Obrigado.
Oi Paulo, não é uma regra não, na verdade é uma sugestão, uma cuia nova que receber água fervendo direto nela pode ser muito invasivo ao porongo e causar rachadura, isso se tratando de pessoas que usam pouca erva para curar, o contato da água fervente pode ser um “susto” para o porongo, diferente do uso constante com a cuia cheia e já amaciada. O fato é que de modo geral essa rachadura não acontece no porongo, mas para produtos orgânicos, sempre é bom evitar.