fbpx

Se você está com uma cuia nova em mãos, pode estar se fazendo três perguntas: O que é curar uma cuia? Eu realmente preciso curar a cuia de chimarrão? Como curar a cuia nova?

Responderemos aqui estas três perguntas:

O que é curar a cuia?

Uma resposta simples e objetiva: curar a cuia ou curtir a cuia é o processo de tirar o gosto e o amargor natural de uma cuia ainda sem uso, além de auxiliar no processo de fortificar seus poros, seja ela de Porongo ou madeira.

Basicamente curar a cuia evita que o sabor do seu mate mude nos primeiros usos.

A gajeta ChimaRocks por exemplo, ela é um Porongo natural, orgânico e sem tratamento químico. É possível sim que nos primeiros mates a cuia nova ainda tenha seu gosto característico.

E pra você que não sabia, o Porongo é um fruto, também conhecido como Cabaça.

É realmente preciso curar a cuia?

Sendo bem prático, curar a cuia antes de usar não é extremamente fundamental, muita gente cura a cuia usando, o processo de curtir a cuia segue o mesmo princípio de utiliza-la.

Porém como citamos mais acima, curar a cuia irá auxiliar no processo de tirar o sabor natural do Porongo e deixar sua cuia com o máximo sabor da erva-mate.

Você pode perceber, com o uso prolongado sua cuia irá pegar a cor e o sabor da sua erva favorita.

Como curar cuia de chimarrão

Curar sua cuia nova de chimarrão é um processo bem simples, na internet você irá encontrar uma infinidade de sugestões, já que cada local tem seus costumes, cabe você escolher a que se sente melhor em fazer, aqui deixaremos uma sugestão bem prática.

Podemos curar a cuia simplesmente com água e erva-mate, conforme passo a passo abaixo:

  • Se você acabou de comprar a cuia e ela está “zerada”, a primeira coisa que você deve fazer é lavar por dentro e por fora para tirar uma possível poeira, nada mais normal até aqui. Lave apenas com água corrente e esfregue com os dedos mesmo.
  • Agora as paredes da sua cuia estão bem húmidas, chegou a hora de colocar a erva-mate, uma colher cheia de erva é o suficiente neste primeiro momento. Movimente sua cuia para que todo o mate grude nas paredes internas (é como “untar” uma forma, rs).
  • Após algumas horas, a cuia irá secar, então repita este processo por mais algumas vezes sempre que a erva secar, para manter a parede da cuia húmida e com erva-mate.
  • Se preferir, você também pode encher de erva-mate até a boca e completar com água, assim não se preocupa em ficar repetindo aquele processo varias vezes.
  • Em ambas as opções deixar a cuia descansando por 24hrs é o suficiente. A água utilizada pode ser na temperatura ambiente ou quente, mas nunca fervida.

Depois de ter feito estas etapas, é só descartar a erva-mate e limpar a cuia com água corrente, sem esfregar, sem utilizar esponja e sem utilizar qualquer produto de limpeza.

Deixe secar na horizontal, na sombra, em um espaço arejado, nunca de boca pra baixo, para que o ar sempre circule dentro dela.

Pronto, bora fazer o chimarrão 🙂

Se você quer saber como preparar um chimarrão pura folha na gajeta, é só acessar este link!

Escreva um comentário