fbpx

Você pode pensar que preparar um chimarrão é algo muito complexo, porém não com a erva-mate ChimaRocks!

O objetivo deste texto é mostrar como fazer chimarrão com a erva-mate Pura Folha, aqui utilizaremos a erva-mate pura folha da ChimaRocks, mas em linhas gerais, este passo a passo pode ser utilizado para fazer qualquer chimarrão, de forma descomplicada.

JÁ SABE COMO CURAR SUA CUIA NOVA? CLIQUE AQUI E SAIBA COMO

Como preparar Chimarrão
Chimarrão pura folha na Gajeta ChimaRocks

Ao longo do texto entraremos em detalhes, porém não se assuste, só queremos ser didáticos, o processo na verdade é muito mais simples do que parece.

A ideia é desmistificar o preparo do chimarrão!

Entendemos que muito devido ao tradicionalismo, muitas pessoas não querem se arriscar, porém queremos enfatizar que, mesmo que tenhamos um passo a passo para isso, você pode criar, inventar, fazer da maneira que tiver vontade.

O processo de preparar chimarrão pode ser algo simples e rápido, mas também pode ser algo mais elaborado se você quiser, quase uma espécie de terapia :), para muitas pessoas uma arte.

Aqui mostraremos a forma simples, cabe você com o passar do tempo ir aperfeiçoando e preparar um mate perfeito para cada situação, seja em casa, no trabalho ou nas montanhas.

Passo a passo para preparar Chimarrão pura folha

Primeiramente, saiba que para fazer um chimarrão fácil, pura folha, você necessita de alguns itens básicos:

Com estes itens você consegue fazer um chimarrão fácil em qualquer lugar.

#01 A água para o Chimarrão

Temperatura da água para Chimarrão
Temperatura da água para Chimarrão

Comece esquentando a água, a temperatura da água é muito importante para manter o sabor e qualidade da erva-mate, porém é algo muito simples de se verificar.

Esquentando a água em um recipiente no fogão, aconselhamos que desligue um pouco antes da água ferver.

Se considerarmos a temperatura, é algo aproximado entre 65ºC a 70ºC , este é o momento em que começam a aparecer as primeiras bolhas (aquelas que deixam a água com uma aparência de água gaseificada), essas bolhas começam a se movimentar aos poucos (clique na foto para ampliar).

Então, um pouco antes de ferver, desligue o fogo e pronto, sua água está pronta.

Bônus: conserve sua água em uma garrafa térmica, a garrafa térmica ChimaRocks consegue manter o calor da água por todo o dia (se você esquentar a água bem cedinho antes de sair de casa e pretender beber seu chimarrão apenas ao final do dia, aconselhamos ferver a água em definitivo).

Outro ponto interessante: você pode despejar um pouco de água quente na garrafa térmica para aquece-la uniformemente, antes dela receber a água final do seu chima, é bom para tirar uma eventual temperatura muito baixa que ela pode estar, é só despejar uns 100ml de água quente nela, chacoalhar um pouco (com a garrafa aberta) e voltar essa água para o recipiente.

#02 A quantidade de erva-mate para o Chimarrão

Quantidade de erva na Cuia

Depois de já ter a água pronta, pegue sua erva mate pura folha, assim como qualquer chimarrão, a erva mate pura folha pode preencher 2/3 do tamanho da sua Gajeta (cuia de Porongo, coquinho…).

Mas é importante ressaltar que a erva-mate pura folha, como o nome já diz, é apenas folhas, ela absorve a água e incha mais que uma erva-mate tradicional, o que deve ocupar mais espaço na sua cuia. Desta forma 2/3 te dará um mate mais curto, se preferir um mate um pouco mais longo, coloque a quantidade que ocupe 1/2 da sua Gajeta. Como preferir!

Bônus: se quiser inovar, você pode adicionar junto a erva-mate algum condimento especial, pode ser camomila, capim-limão, cidreira, erva doce e etc. Só lembre-se que a quantidade de erva-mate + condimento deve manter o nível que citamos anteriormente.

#03 Preparando a cuia Gajeta para o Chimarrão

Preparando o mate SEM a parede de erva-mate

Este é o momento que muitos imaginam ser o mais complexo, porém no caso da erva-mate pura folha, isso não é verdade, basicamente se você quer agilidade e praticidade, você pode apenas coloca a erva mate na cuia, como descrevemos na etapa anterior (#02) e já pular para a etapa #05, sem a necessidade de fazer a parede de erva.

O pura folha é prático pois te dá essa possibilidade, muitas vezes no meio de uma aventura, ou esporte, fazemos este mate rápido e desfrutaremos da mesma maneira!

Preparando o mate COM a parede de erva-mate

Para preparar sua Gajeta com a famosa parede de erva-mate, é interessante saber que a erva-mate pura folha não é fundamental o preparo da parede, pois como trata-se de folhas em tamanhos maiores, é inevitável que em algum momento aconteça um desmoronamento dessa parede.

Mas saiba que preparar a parede pode ser algo bem divertido 😉

Parede do Chimarrão
Preparando a parede do Chimarrão pura folha

Para preparar a parede, basta tapar a boca da Gajeta com uma das mãos e inclinar totalmente sua cuia (para que a boca na Gajeta fique na vertical), até que você sinta a erva-mate em contato com a palma da sua mão, ainda com a boca tapada e a cuia inclinada, pode dar algumas chacoalhadas para que a pura folha assente melhor. Posteriormente, compacte um pouco a erva com os dedos, para que a parede fique um pouco mais firme.

Deixe a cuia levemente inclinada em uma superfície (você pode deixar a cuia em uma inclinação de uns 45º em cima do suporte ChimaRocks, por exemplo) e vá para a próxima etapa.

Bônus: Para preparar a parede do mate pura folha, é aconselhável a cuia Gajeta (estilo coquinho), a cuia gaúcha tradicional, aquela com beiço e corpo afunilado, dificulta a criação desta etapa da parede. Já o coquinho é mais estável e facilita a visualização para este tipo de erva.

#04 Coloque um pouco de água na temperatura ambiente

Erva-mate descansando
Erva-mate descansando na cuia inclinada

Se você estiver em um local que tenha água na temperatura ambiente, continue a leitura deste tópico, porém se estiver ao ar livre sem essa possibilidade, sem problemas, siga para o tópico #05.

Com a Gajeta levemente inclinada (conforme deixamos no tópico anterior) complete sua Gajeta com água na temperatura ambiente antes de colocar a bomba e deixe descansar por alguns segundos (1min aproximadamente).

Agora você deve estar se perguntando, mas por que deixar descansando com água na temperatura ambiente?

Por alguns motivos:

Isso irá manter a parede do seu mate mais firme (a parede seca desmorona com facilidade); a erva-mate também estará se preparando para receber a água quente; não irá queimar a erva com o “susto” de receber água quente; e irá preservar o sabor original da erva mate.

#05 Chegou a hora de colocar a bomba

Bomba na cuia de Chimarrão
Colocando a bomba na Gajeta

Se você veio da etapa #03 direto pra cá (não fez a parede com a erva), apenas coloque a bomba abrindo espaço entre a as folhas da erva-mate com a própria bomba, posicione de uma maneira que ela fique estável e encoste-a em uma extremidade da Gajeta, pronto, super simples!

Agora se você fez todas as etapas anteriores, você percebeu que a água em temperatura ambiente já foi boa parte absorvida pela erva, então retire a inclinação da sua cuia e deixe-a enfim de pé.

Com o dedo tapando o bocal da bomba, insira a bomba no lado oposto da parede, com cuidado, para não “destruir” sua obra de arte (sua parede) e cuidadosamente, pressione o bojo (a parte inferior da bomba, aquela com os furinhos) contra a parede, como se estivesse perfurando a extremidade inferior da parede com sua bomba, isso garante que sua bomba fique bem posicionada e estável, sem o risco de ficar caindo para os lados (é muito simples, não é?)

Se você preferir, pode colocar a bomba após a próxima etapa (etapa de finalmente colocar água quente), testa aí qual ordem fica melhor pra você!

Pronto, agora é ir para a etapa final!

Bônus: a erva-mate pura folha da ChimaRocks não entope a bomba, então não se preocupe com filtro para a bomba. Outro ponto importante, para manter a bomba estável dentro da cuia, é importante ter uma bomba condizente com o tamanho da cuia, o kit ChimaRocks já vem com uma bomba no tamanho perfeita para utilização na Gajeta.

#06 Servindo a primeira água quente para o Chimarrão

Água quente no Chimarrão
Água quente no Chimarrão

Pronto, agora é só colocar a água quente próxima a bomba e apreciar seu Chimarrão.

Se você fez a etapa #04, de colocar a primeira água na temperatura ambiente, aconselhamos que você jogue fora a primeira rodada, puxando pela boca e descartando, a água estará fria/morna e como é um chimarrão, queremos água quente. Pronto! A partir da segunda rodada você já poderá saborear seu chimarrão bem quentinho com o sabor original da erva mate e passar para o próximo mateador.

Bônus: o chimarrão pura folha, possivelmente irá ficar sem a parede depois de algumas rodadas, não se preocupe, isso é normal, mas a qualidade do seu mate não mudará com isso, ok?

Preparando Chimarrão do seu jeito!

Lembrando então, aqui passamos algumas dicas de como preparar Chimarrão fácil, mas aconselhamos você fazer do seu jeito, não precisa se prender a nada, ok? Aqui aconselhamos um formato para a melhor experiência tanto em casa, como em uma trip, mas este formato pode ser aperfeiçoado ou simplificado ainda mais!

Itens opcionais para fazer Chimarrão:

Algumas pessoas utilizam o Cevador de Chimarrão (ou ceva mate, bolacha de cevar mate), uma espécie de disco que você utilizará na hora de inclinar seu mate e fazer a parede, ao invés de utilizar umas das mãos. É mais utilizado no chimarrão tradicional.

Outros itens opcionais são os condimentos, que podem ser colocados direto na água quente, dentro da sua garrafa térmica por exemplo, aqui podemos citar o gengibre, experimente colocar lascas de gengibre para beber um mate levemente saborizado.

Misturas para Chimarrão
Chimarrão com misturas – na foto: Anis Estrelado

Por falar em condimentos, como citado no tópico #02, você pode colocar algumas ervas para complementar o sabor do seu chimarrão, fazendo um blend exclusivo e com sabores diversificados. Além dos itens citados no tópico #02, você pode experimentar colocar direto na cuia: casca de laranja, folhas de hortelã, alecrim, etc.

Bom, comenta ai em baixo como você prepara, tem alguma dica? E se ficou com alguma dúvida, estamos aqui para responder, comenta aqui, vamos manter contato, bora trocar essa ideia!

Agora, bora esquentar a água!

Escreva um comentário