fbpx

Seja você um esportista, estudante ou simplesmente alguém que busca foco no trabalho, a busca por um energético natural que equilibre sua disposição e seja saudável para um consumo diário é a fórmula perfeita para a vitalidade.

Na rotina do dia a dia não há trapaças, portanto saber quais alimentos aumentam a energia, melhoram a resistência e o desempenho, pode ser a diferença entre ganhar e perder.

E nada melhor do que estar tranquilo, motivado em consumir um alimento em que você sabe ser considerado um energético natural.

Listamos aqui alguns energéticos naturais para dar disposição em suas atividades e ao longo do texto detalharemos os 5 principais:

  • Erva-mate
  • Sementes de abóbora
  • Castanha do Pará
  • Guaraná em pó
  • Spirulina
  • Gengibre
  • Aveia
  • Beterraba

#1 Erva-mate

A erva-mate, aquela mesma usada em chimarrão, tereré ou em chá.

O consumo da erva-mate fornece ao organismo um alto poder de concentração, devido a inúmeros benefícios naturais da planta e um deles é a cafeína.

erva-mate

Escolhido por muitas pessoas, no consumo principalmente através do chimarrão, onde fornece a mesma energia de alimentos ricos em cafeína, porém sem os efeitos colaterais desagradáveis que algumas pessoas sentem ao consumir um café, por exemplo.

Inclusive a erva-mate atua diretamente no sistema nervoso, além de ter alto impacto sobre os músculos, auxiliando em sua rápida recuperação. 

Só aqui você já pode perceber por que é comum ver jogadores de futebol bebendo chimarrão antes dos treinos, como é o caso do Messi, sempre sendo fotografado com sua cuia e sua garrafa térmica em baixo do braço.

Para você que deseja consumir a erva-mate, porém fica confuso diante tantas opções que existem no mercado, a nossa sugestão é a erva-mate pura folha ChimaRocks, ela possui o melhor na concentração dos benefícios da erva e sua granulometria favorece para diversos usos, incluindo chá quente ou gelado, chimarrão, tereré, receitas e até mesmo drinks.

Como a erva-mate conta com inúmeros benefícios para a saúde, sendo um excelente energético natural estimulante físico e mental, separamos um conteúdo focado só neste assunto, clique aqui para saber mais.

#2 Sementes de abóbora

Você sabia que para pessoas saudáveis, por vezes a falta fôlego ou a dificuldade em controlar a frequência cardíaca durante o exercício, pode ser baixa concentração de ferro no corpo.

O ferro é essencial na produção de glóbulos vermelhos saudáveis ​​que fornecem oxigênio aos tecidos do corpo. Sem ferro suficiente no sangue, você se cansa mais rápido. E a falta de oxigenação por sua vez, pode afetar sua frequência cardíaca e função imunológica.

Sementes de abóbora e abóbora são uma ótima fonte de ferro à base de plantas. Eles também são embalados com fibras, gorduras saudáveis ​​e proteínas.

Mas claro, assim como qualquer outro ingrediente contido nessa lista, para uma melhor verificação, inclusive do estado de saúde corporal, a melhor receita é a consulta com um especialista da área médica.

#3 Gengibre

Gengibre é um excelente termogênico natural, que acelera o metabolismo, demandando muito mais energia para a sua digestão, além de possuir propriedades energéticas que mantém o sistema nervoso em alerta.

Além de tudo, essa raiz é fonte de antioxidantes e vitaminas que fortalecem o sistema imunológico, tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e auxilia na digestão.

O gengibre tem seu preparo diversificado que vai de molhos à chás e sucos, inclusive pode ser utilizado junto ao chimarrão e a erva-mate mencionada no tópico #1.

Para o chimarrão, basta tirar lascas de gengibre e ferver junto na água que será utilizada para colocar na cuia. Aliando dois grandes energéticos naturais em uma única bebida.

Outra boa combinação, fácil, clássica e saudável é o suco de abacaxi com hortelã, neste caso, adicionando ainda o gengibre, une os benefícios do gengibre, a vitamina C do abacaxi e a recrescência da hortelã que também é um termogênico natural, fonte de antioxidantes.

Tanto o chimarrão quanto o suco, podes ser consumidos tranquilamente todos os dias, inclusive antes de praticar exercícios. Como um pré-treino natural.

#4 Spirulina

A Spirulina é uma alga verde-azulada e acredita-se que seja uma das formas de vida mais antigas da Terra.

A Spirulina tem um sabor amargo, então as pessoas costumam misturá-la com iogurtes, sucos e smoothies para melhorar seu sabor. A Spirulina é comumente disponível como suplemento em lojas de alimentos saudáveis.

A Spirulina é uma potente fonte de nutrientes. Ele contém uma poderosa quantia de proteína à base de plantas. Inclusive sendo uma opção aos vegetarianos, pois o teor de proteínas supera o da soja e até mesmo da carne bovina.

E segundo a Forbes Health, a Spirulina pode ajudar a aumentar a força, a resistência e o desempenho muscular (afirmando que em um estudo, homens que tomaram um suplemento de 6 gramas de Spirulina todos os dias por quatro semanas desfrutaram de períodos mais longos de exercícios sem fadiga do que aqueles que não o fizeram). E ainda, pode aumentar o metabolismo de uma pessoa, o que pode fazê-la se sentir mais energizada

#5 Castanha do Pará

O exercício intenso pode ser difícil para o seu corpo. A recuperação adequada é essencial para melhorar sua força. Gorduras saudáveis ​​e alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais podem ajudar a melhorar a função imunológica. 

A castanha do Pará é uma excelente fonte de proteínas, gorduras e outros nutrientes essenciais.

As castanhas-do-pará são conhecidas por serem ricas em nutrientes como:

  • sódio
  • cálcio
  • potássio
  • magnésio

Comer apenas algumas castanhas por dia pode estimular seus processos naturais de recuperação e ajudá-lo a construir e manter ossos e músculos fortes.

Energéticos Naturais, qual escolher?

Tendo o conhecimento dos energéticos naturais listados até aqui, cabe cada um experimentar e verificar qual se adapta melhor, ou ainda, qual seu organismo consegue perceber melhor os ganhos.

Vale muito bem uma combinação entre eles, como é o caso da erva-mate com o gengibre, quem sabe para você, beber um chimarrão (pura folha) com gengibre antes dos treinos, comendo algumas castanhas, possa ser uma combinação perfeita para ganhos de foco e energia, além de ser super fácil e prazeroso seu consumo diário.

Write A Comment