Todos queremos tirar o melhor proveito nos treinos ou atividades que necessitem de um impulso a mais de energia. Tanto para performar melhor, se concentrar mais, correr mais rápido, pular mais alto, resistir mais ao desgaste e etc. O melhor pré-treino natural é peça chave para abastecer o motor do nosso corpo e fornecer o máximo potencial na atividade.

Se você caiu neste artigo, muito provavelmente quer focar em suas atividades sem precisar apelar para pré-treinos comerciais, industrializados ou com uma porção de ingredientes desconhecidos pela grande maioria.

Visto isso temos uma boa notícia, o mundo nos fornece diversas opções baratas de pré-treino natural, encontrados em alimentos que fornecem substâncias termogênicas naturais perfeitas para suas práticas tanto esportivas como intelectuais.

O melhor pré-treino natural vai depender muito do seu gosto ou adaptação, ao longo deste artigo vamos listar algumas boas sugestões, seus objetivos, quando se deve tomar e o que procurar em um suplemento pré-treino natural. Continue a leitura!

Os 8 melhores alimentos pré-treino natural

Entendemos que todos temos necessidades nutricionais diferentes, porém listamos aqui algumas sugestões de pré-treino natural que possuem o equilíbrio, podendo alimentar o corpo, combater a fome, a fadiga e até ajudar na sua recuperação.

Aqui fica ainda mais claro de entender que, como fazer um pré-treino perfeito e saudável, não é algo tão complexo.

Porém aconselhamos, mesmo optando por escolhas saudáveis, busque sempre o auxilio de um Nutricionista para isso, que irá esclarecer de forma particular suas dúvidas.

1. Erva-mate e seus ganhos para o pré-treino

messi-chimarrao-erva-mate
Messi bebendo Chimarrão

A erva-mate, já muito conhecida no sul do Brasil e América Latina, como a bebida do Chimarrão, ou ainda do Tereré, trás diversos benefícios para a saúde e para a prática de atividades físicas

Conhecida por muitos como o melhor pré-treino natural.

Não é a toa que se você reparar, é fácil encontrar atletas bebendo o bom e velho chimarrão, como é o caso do Messi, Cristiano Ronaldo, Cavani, Suárez e muitos outros jogadores de futebol, corredores, surfistas e escaladores que já foram flagrados bebendo esta bebida, também conhecida como “Bebida dos Deuses”.

O Chimarrão é uma opção deliciosa, barata e efetiva como termogênico natural.

A erva-mate que encontramos no Chimarrão possui funções similares a da cafeína, porém sem alguns efeitos colaterais que algumas pessoas sentem ao ingerir café. Já os efeitos estimulantes da erva-mate são ligeiramente melhores que do café.

Neste caso torna-se um verdadeiro estimulante da concentração, capacidade de auxiliar nos ganhos de energia, foco e diminuindo o cansaço mental.

Para ter esse efeito, sugerimos a ingestão de 4 a 6 cuias ao menos 30, 40min antes dos treinos ou atividades em questão, ganhando assim, mais disposição e rendimento, em especial para treinos aeróbicos e de resistência.

Se sua atividade permite, é possível beber o Chimarrão durante suas práticas, no caso de escaladores por exemplo, que bebem seu Mate no intervalo entre uma e outra prática nos seus diferentes tipos de escalada. E olha que a escalada exige muito da saúde corporal, desde a resistência física, força, até concentração e saúde cardiovascular.

Antes de pular para as próximas sugestões de pré-treino natural, veja abaixo um vídeo da utilização da erva-mate durante um treino de escalada em rocha.

Aproveitando, temos um artigo completo que detalha todos os benefícios da erva-mate, leia e veja como ela pode auxiliar seu treino e também o seu cotidiano e convívio social.

2. Açaí pré-treino

Não tem como não colocar nesta lista o também delicioso pré-treino natural, Açaí (para manter nosso foco em alimentos naturais, vamos priorizar aqui as versões pura de Açaí, preferencialmente sem adição de xaropes diversos, açúcar e outras guloseimas facilmente encontradas por aí).

O seu alto valor energético, devido aos níveis elevados de calorias e gorduras boas, já é sabido, porém não fica por aí, o Açaí também é rico em Potássio, Cálcio, Magnésio, Vitamina E e Fibras.

Consumindo uma porção de aproximadamente 300g de Açaí, obtemos mais que 25% das necessidades diária em lipídios.

Assim como e erva-mate, o Açaí é um excelente pré-treino por ser uma fonte de antioxidantes, também auxilia no combate de radiciais livres causado pela atividade física, proporcionando a regeneração muscular.

Pode ser fácil beber um Açaí evitando as “gordices”, uma dica é antes do treino bater um copo com a polpa de açaí junto a um suco de fruta integral de sua preferência. Para adoçar, você pode utilizar a própria fruta, banana por exemplo ou mel.

Assim, o Açaí consumido antes da atividade, ajuda a manter seu condicionamento físico após o treino.

3. Banana antes do treino

Sem muitas apresentações, a tradicional banana é um excelente alimento natural para consumir antes dos treinos, não é a toa que ela é chamada por muitos como a “Barra de energia da natureza”.

As bananas são contempladas de potássio e carboidratos, dando suporte às funções nervosas e musculares. Os carboidratos por sua vez, representam 90% das calorias da banana e é o combustível para o nosso corpo e cérebro.

E o melhor de tudo, a banana nos fornece energia de forma muito rápida e de fácil consumo.

Uma sugestão é consumir a banana com açaí e/ou aveia para potencializar ainda mais os efeitos.

4. Não esqueça da Aveia

Uma constatação interessante da aveia, é que por ser cheia de fibras, a aveia libera carboidratos gradualmente. Com essa ação lenta, os níveis de energia são mantidos com consistência durante todo o treino, o que significa que é possível treinar por mais tempo.

Além de carboidratos, a aveia também possui vitamina B, que ajuda a converter carboidratos em energia. Além de ser fonte de energia, também é fundamental para equilibrar o açúcar do sangue.

É uma boa sugestão por ser fácil de consumir antes dos treinos acompanhada de uma banana, açaí, ou salada de frutas.

Então fica a sugestão, na próxima vez que for às compras, deixa um espaço para aveia.

5. Pão integral

Isso mesmo, o pão integral é mais uma ótima sugestão, uma fatia de pão integral já pode ser uma excelente fonte de carboidratos e fibras.

Quando for fazer seus sanduíches, opte por um pão integral, é rápido e fácil, adicione ovos cozidos para enriquecer em proteínas, ou um peito de peru com pouca gordura, queijo branco, alface, etc.

6. Frutas Secas Desidratadas

Se você busca uma opção ainda mais prática, rápido e fácil, as frutas secas são elas.

Separe para seu pré-treino algumas frutas secas, elas são facilmente encontradas em empórios e casas de produtos naturais.

selecione por exemplo damascos, maçã, tâmaras, banana e abacaxi.

Frutas secas são extremamente simples e facilmente digeríveis, uma boa fonte de carboidratos sem complicações.

7. Tapioca

A tapioca é um carboidrato de alto índice glicêmico, o que quer dizer fácil absorção e digestão, ou seja, considerada uma fonte “rápida” de energia.

Para situações que seja interessante contornar essa rápido absorção, alguns especialistas sugerem escolher um recheio proteico ou de fibras, com intuito de diminuir o efeito glicêmico do alimento.

No caso das proteínas, você pode utilizar ovos, frango, peito de peru (sem gorduras) e no caso das fibras, você pode utilizar junto com a aveia (já citada nos tópicos anteriores), chia, quinoa ou linhaça. No caso das fibras, você pode escolher por colocar na massa (no momento que está ao fogo, da frigideira) ou no recheio. Estas combinações irão te deixar mais dispostos durante os treinos.

Dessa forma, a tapioca já é uma alternativa às farinhas brancas tradicionais, um exemplo do pão francês, além de não conter glúten, sódio e possuir baixos índices calóricos.

8. Iogurte Grego e Frutas

Outra dica interessante, uma sugestão de pré-treino natural que não poderia ficar fora dessa lista é o Iogurte Grego, combinado com frutas. Para muitos é uma junção “matadora”.

Podemos considerar uma fruta rica em carboidratos (trazendo do nosso tópico 3, a banana por exemplo), já o iogurte grego veio rico em proteína (praticamente o dobro de um iogurte tradicional), além de ter menos carboidratos e metade do sódio dos iogurtes comuns.

Deve-se ficar atento, pois o verdadeiro Iogurte Grego é feito por meio da remoção do soro de leite. Buscando nas prateleiras de mercados, os principais ingredientes devem ser leite e probióticos.

Como já visto, os carboidratos das frutas quebram rapidamente e são usados ​​como combustível do nosso corpo durante o treino, enquanto a proteína encontrada no Iogurte Grego é armazenada um pouco mais, além de mantê-lo energizado, também previne o inchaço indesejado no pré-treino.

Além é claro, do sabor incrível!

Quando tomar um suplemento pré-treino?

Parece óbvio, pois o nome mesmo já diz, “pré-treino”, porém as finalidades podem ser variadas, não se limitando apenas para esportes ou academia.

Os objetivos ligados ao esporte são evidentes, você deve buscar os alimentos citados acima sempre que necessitar dos ganhos de performance já citados anteriormente, de modo geral, os alimentos listados podem e devem ser utilizados sempre que você sentir a necessidade de um impulso a mais e ganhos energéticos para suas atividades.

Foto: Kayari – Surf – Espanha

Além disso, os 8 itens citados são naturais, devem ajudar também no combate ao estresse, equilibrando a energia para passar o dia.

A cafeína encontrada na Erva-Mate do Chimarrão por exemplo, pode ajudar com a cognição e foco, tornando perfeito para uma pré apresentação, reunião, ou estudos.

No caso da erva-mate ainda, ela retarda os danos e envelhecimento das células, muitas vezes acumulados pelo estresse cotidiano.

Enfim, além de beber o Chimarrão antes do treino, ou comer um dos alimentos ricos citados acima: faça o uso antes e/ou durante o trabalho, antes de uma grande reunião, durante os estudos, antes de qualquer atividade física não necessariamente caracterizada como esporte, como fazer uma mudança pesada, jardinar, dançar etc.

O que devo buscar em um pré-treino de fato natural?

Não confunda, muitas bebidas ou comidas podem se alto intitularem como natural, porém a verdadeira percepção deve-se aos ingredientes.

A primeira coisa, de preferência pelos alimentos como os descritos acima, que suportam energia constante e que seja realmente natural e puro, por exemplo, evite qualquer pré-treino com cores ou sabores artificiais.

Voltando a erva-mate e o Chimarrão por exemplo, ele contém doses reais e marcantes de Aminoácidos, minerais, vitaminas e cafeina, tudo natural da planta, é sabido por exemplo que a cafeína pode aumentar o seu metabolismo, desempenho mental e resistência, porém optar por um pré-treino que contenha apenas altas doses destes elementos (sobre tudo os não naturais) poderá levar a um esgotamento prematuro.

Verifique se o seu pré-treino natural escolhido tem os ingredientes naturais que suportam as funções citadas acima, incluindo a cognitiva e física.

A ChimaRocks por exemplo, possui uma erva-mate pura folha, natural, fresca e verdinha, vem com uma porcentagem baixíssima de talos e sem pó de folha, diferente de algumas erva-mates tradicionais encontradas do mercado, favorecendo ainda mais sua prática da escalada e futebol aos estudos e trabalho.

Tenha seu Pré-treino natural como parceiro

Neymar bebendo Erva-Mate
Neymar bebendo Erva-Mate

Encontrar o melhor pré-treino pode ser um desafio, pois em muitos casos, você deseja consumi-lo com frequência e acaba enjoando após dias seguidos de utilização, ou em outros casos, não acha realmente tão saboroso que te incentive o uso constante.

Você precisa ter o seu pré-treino como parceiro inseparável!

Mas sabe quando você encontrará o seu melhor pré-treino natural? Quando você descobrir de fato que tem mais energia e pode atingir seus objetivos consumindo com naturalidade, ou seja, sem precisar consumir o produto de forma “forçada”.

Na prática, podemos enfatizar a erva-mate em forma de chimarrão (quente) ou tereré (gelado), não é a toa que existam milhares de fãs desse produto em todo o mundo, principalmente entre atletas conhecidos aqui na América do Sul.

Conheça a erva-mate ChimaRocks!

Escreva um comentário