Montanhismo

O que é Bivaque?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr


Qual a origem da palavra?

Bivaque é acampar em abrigos naturais com o mínimo de recursos artificiais, no máximo com o isolante e/ou saco de dormir ou com uma lona e uma rede.

Mas (sempre tem um mas…), em algum acampamento, fomos questionados… e a palavra Bivaque? A palavra deriva do Francês bivouac e provém de uma palavra alemã da Idade Média Clásica, biwacht. A palavra alemã por sua vez, se divide em bie-, “secundário” e wacht, “vigiar”, fazendo referência ao cargo de vigia das localidades fortificadas, os militares utilizavam os bivouac.
Bivaque. n. d. In Wikipedia

Onde fazer bivaque na montanha?

No cume das montanhas

No cume das montanhas é possível fazer um bivaque, mas cuidado com o tempo. Principalmente com as chuvas, porque o tempo pode mudar drasticamente nas montanhas dependendo da época do ano.

Aqui no Brasil a estação ideal é o Outono, porque temos pouca chuvas e temperaturas amenas.

Usando as Pedras como abrigo.

No Anhangava (quatro barras-PR) temos um lugar bem legal que é conhecido como pedra do Bidu. Com uma lona e/ou o isolante com o saco de dormir usamos o abrigo natural das pedras para dormir. Cabem de 3 a 4 pessoas.


Na Escalada tradicional em Rocha

O bivaque é muito comum na escalada de vias que duram 2 ou 3 dias, facilitando a subida com menos peso na mochila. Sem precisar levar um Portaledge e puxar os equipamentos para cima com uma corda.

Normalmente os escaladores dormem em platôs nas rochas ou buracos naturais na parede.

Que tal compartilhar sua experiência aqui na ChimaRocks? Deixe seu comentário contando suas aventuras e como utilizou o bivaque.

Um homem simples, um homem de fé! Grandes sonhos e o coração na ponta do pé! Quero caminhar por este mundo sem bagagem de mão! Apenas no coração! Aventureiro de Plantão Escalada e Trilhas são minha paixão!

Escreva um comentário