Tereré e chimarrão são duas bebidas tradicionais sul-americanas, muito populares em países como o Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil. Ambas as bebidas são feitas a partir da erva-mate, mas diferem na forma como são preparadas e consumidas.
O chimarrão é uma bebida típica do sul do Brasil, especialmente dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas também é popular em outras partes do país. Já o tereré é uma bebida típica do Paraguai, mas também é popular em outras partes da América do Sul, como no Mato Grosso do Sul e Interior de São Paulo.
Em resumo, a principal diferença entre o tereré e o chimarrão é a temperatura da água. Algumas marcas de erva-mate vendem seus produtos com exclusividade para um ou outro tipo de bebida.
Mas ambas as bebidas são apreciadas por seus efeitos estimulantes em estudos, trabalho e atividades físicas e por serem uma forma de socialização e convívio entre amigos e familiares.
Diferenças no preparo
Preparado do Chimarrão
Para preparar o chimarrão, é preciso colocar a erva-mate em um recipiente chamado cuia, que é uma espécie de copo feito tradicionalmente de porongo, cabaça ou madeira.
Depois, adiciona-se água quente até a metade da cuia e insere-se uma bomba, que é um tubo de metal com um filtro na ponta, por onde se suga a bebida. A água quente é reposta várias vezes durante o consumo.
O chimarrão é muito consumido em roda de amigos, para trabalhar/estudar ou também na prática de exercícios físicos.
Preparo do Tereré
Para preparar o tereré, é necessário colocar a erva-mate em um recipiente, pode ser a cuia, porém na maioria dos casos é utilizada na guampa (um tipo de copo fabricado a partir do chifre de boi) ou no copo de alumínio.
Diferente do chimarrão, no tereré usa-se água gelada ou suco de frutas para preparar a bebida.
Assim como no chimarrão, no tereré também utiliza-se a bomba para sugar a bebida.
Tereré ou chimarrão, qual opção escolher?
A escolha entre tereré ou chimarrão depende muito do gosto pessoal e da ocasião em que a bebida será consumida.
Se você prefere uma bebida refrescante, pode optar pelo tereré, que é preparado com água gelada ou suco de frutas. Além disso, o tereré é ideal para dias quentes e para momentos de descontração e socialização com amigos e familiares.
Por outro lado, se você prefere uma bebida quente e mais forte, pode escolher o chimarrão, que é preparado com água quente e tem um sabor mais intenso. Além disso, o chimarrão é mais comum em regiões mais frias e é uma bebida tradicional em alguns estados do sul do Brasil.
Assim como e tereré, o chimarrão também é uma ótima bebida para interação com amigos e familiares.
Existe diferença entre a erva-mate utilizada no Tereré e no Chimarrão?
Embora a erva-mate seja o ingrediente principal tanto do tereré quanto do chimarrão, podem existir algumas diferenças na forma como a erva é processada e nas características de como a planta é utilizada em cada bebida.
No caso do chimarrão, a erva-mate geralmente é produzida a partir das folhas novas da planta, que são colhidas e secas em um processo que pode durar vários dias. Durante a secagem, a erva-mate é exposta ao processo que lhe confere um sabor mais forte e característico.
Já a erva-mate utilizada no tereré pode ser produzida a partir das folhas mais velhas da planta, que são colhidas e processadas de forma diferente. Em vez de ser seca e defumada, a erva-mate do tereré pode ser mais fresca ou minimamente processada.
Além disso, a erva-mate do tereré geralmente tem a granulometria de folhas aparentes, diferente do chimarrão onde contém ou pode conter grande quantidade de goma, ou também chamado do pó de erva-mate, que nada mais é que a erva-mate bem fina.
Em alguns casos é possível encontrar a erva-mate a venda já “saborizada”, por exemplo com limão, nestes casos é utilizada para o consumo gelado, ou seja, no tereré.
Qual erva-mate que pode ser utilizada tanto no tereré como no chimarrão?
Você pode estar se perguntando: então a erva-mate perfeita, que pode ser utilizada para ambas as situações não existe?
Existe sim.

A erva-mate pura folha é aconselhável para as duas situações, pois como o nome já diz, trata-se apenas da erva-mate em folhas, nada de pós de folha (goma) e talos ou palitos da planta. As folhas podem conter uma granulometria variada, porém sempre com folhas grandes aparentes. Permitindo um chimarrão marcante e um tereré refrescante.
O Mate pura folha permite uma bebida com apenas o néctar da erva-mate, podendo ser consumido apenas com água (quente no chimarrão e gelado no tereré) ou adicionando sabores tais como, limão e laranja (no caso do tereré), camomila, gengibre, capim-limão (no caso do chimarrão).
A erva-mate pura folha pode ser utilizada para quem quer um mate tradicional, porém é ótima para quem deseja inovar e fazer do seu jeito. Inclusive pode ser utilizada para fazer receitas, drinks, chás e etc.
Um bom exemplo de erva-mate que pode ser utilizada para Chimarrão ou Tereré é a erva-mate ChimaRocks, possui granulometria perfeita de 2 a 3mm, sempre verde e fresca.